Segurança no E-Commerce

E-commerce: Aspectos essenciais de segurança

Manter a segurança do e-commerce é uma tarefa que deve ser levada a cabo 24 horas por dia, todos os dias.

De nada adianta oferecer produtos de qualidade, a preços interessantes, se o seu site for alvo de uma violação de segurança, e os dados financeiros de seus clientes forem roubados. Mas você pode tomar algumas precauções para evitar ser alvo do ataque de hackers.

Cuidados a serem tomados no e-commerce

Em primeiro lugar, não armazene por muito tempo os dados financeiros de seus clientes e tenha um plano de descarte em vigor.

Lembre-se de que nenhuma organização está 100% imune aos hackers. Em 2014, a Sony Pictures foi alvo de grande ataque, onde teriam sido roubados 100 TB de dados, dos quais apenas 1 TB foi parar na internet via sites de compartilhamento de arquivos (1TB é o suficiente para armazenar cerca de 200 mil músicas em mp3, ou 500 horas de vídeo em alta definição).

Como manter os dados financeiros dos clientes seguros

Os dados financeiros dos seus clientes devem ser armazenados seguindo as normas PCI (Payment Card Industry Security Standard), que define uma série de regras para garantir a segurança das informações.

  • A segurança das transações também deve ser assegurada certificados de autenticação SSL.
  • Implante camadas de segurança em todo o site.

Não contar com essas medidas reduz a confiança no seu e-commerce e, consequentemente, os seus lucros.

Como instruir os clientes

Você também deve incentivar seus clientes a criarem senhas fortes, colocando regras que os forcem a usar letras maiúsculas, caracteres especiais, entre outros itens.

Num primeiro momento, o cliente pode até reclamar, mas com certeza ficará satisfeito sempre que ler uma notícia sobre invasão de sites e ver que o seu não foi alvo dos hackers.

Como instruir os funcionários

Internamente, treine seus funcionários para serem agentes de segurança.

A verdade é que muitas fraudes são devidas a erro humano e as pessoas nem sempre se dão conta de que estão criando brechas de segurança. Por exemplo, uma pessoa da equipe de suporte pode revelar, sem querer, um número de conta durante um chat e numa resposta em rede social.

E, finalmente, tenha certeza de que sua plataforma de e-commerce é robusta e oferece camadas de proteção. Procure um fornecedor que atenda às suas necessidades.

Conte com a IBLISS

Converse com os nossos especialistas e entenda a melhor maneira de aumentar a maturidade da sua empresa.