Ameaças

Ataques DDoS multivetores estão ficando mais populares

Os ataques DDoS conhecidos como multivetores estão sendo cada vez mais usados por cibercriminosos para derrubar servidores. Esse tipo de ataque acontece quando um hacker faz rapidamente transições de ataques DDoS de uma forma para outra. Os ataques são executados em um vetor de cada vez, em paralelo ou em uma ordem feita pra confundir o departamento de TI e manter sua atenção no ponto errado.

De acordo com dados da Neustar Inc, em 2015, 17% dos ataques DDoS envolveram múltiplos vetores. Desses, 57% envolveram ataques DDoS de reflexão, que são mais baratos para o cibercriminoso e exigem poucos recursos. Além disso, 47% dos ataques DDoS multivetores foram lançados apenas no último trimestre de 2015, mostrando que esse tipo de ataque está ficando cada vez mais popular.

Dados de um relatório da A10 Networks revelam que os ataques DDoS causam mais de 17 horas de downtime, reduzindo a velocidade do site, negando acesso aos clientes e causando diversas quedas.

Como proteger seu negócio dos ataques DDoS multivetores?

Os ataques DDoS existem há muitos anos e continuam sendo preocupação de empresas de diversos segmentos, por isso, é importante que as empresas tenham um plano de resposta a incidentes com ações para mitigar os efeitos de um ataque DDoS.

Além disso, você é capaz de direcionar o tráfego caso haja um ataque ao seu servidor? Essa capacidade é importante para minimizar os impactos de um ataque DDoS e evitar paralisações no seu negócio.

Aprimorar suas capacidades de detecção também é importante para mitigar os efeitos dos ataques DDoS multivetores, pois a maior defesa contra esse tipo de ataque é identificá-lo com rapidez. Infelizmente, nem todas as variáveis de ataques DDoS são fáceis de distinguir na rede ou no tráfego web, portanto, é importante investir nas tecnologias certas para ter uma boa visibilidade do ambiente e das vulnerabilidades encontradas.

O GAT, da iBLISS, é uma boa maneira de centralizar as vulnerabilidades do seu ambiente em uma única interface. Com ele, você pode concentrar em um só lugar os dados de múltiplas plataformas. Entre na página do GAT e contate nossos especialistas.