Defina o grau de maturidade do seu programa de conscientização

Você já se convenceu de que a segurança da informação é um item importante para a sua empresa, no entanto, seu programa de conscientização precisa ser aprimorado. Para promover modificações no seu projeto e realizar mudanças efetivas, o ideal é avaliar o grau de maturidade, antes de redesenhar seu programa.

No post de hoje vamos tratar um pouco mais sobre como funcionam os graus de maturidade e de que maneira você pode identificá-los a fim de melhorar o seu programa de conscientização. Quer saber mais? Então continue acompanhando nosso post!

Não existente

A empresa não possui um programa de conscientização para a segurança da informação. Seus funcionários não sabem como suas ações podem colocar em riscos os dados da empresa, bem como desconhecem qualquer política relacionada à segurança da informação no ambiente de trabalho. Em geral, esses colaboradores têm um grande potencial para serem vítimas de ataques.

Foco em conformidade

A empresa possui um programa de conscientização que foi criado para atender alguma exigência de auditoria ou compliance. Os empregados não conhecem ou têm dúvidas sobre quais são as políticas de conscientização em segurança da empresa e não sabem quais de suas ações podem ser consideradas de risco. Os treinamentos para segurança da informação são realizados de forma limitada e não se adequam, muitas vezes, ao dia a dia do funcionário.

Consciência e mudança de comportamento

A empresa conta com um programa de conscientização em segurança que está alinhado com sua missão e visa alguns pontos centrais de desenvolvimento. Nesse nível de maturidade, o programa de conscientização vai além dos treinamentos anuais e busca continuamente o envolvimento dos colaboradores, incentivando a consciência e a mudança de comportamento.

Sustentação em longo prazo e mudança de cultura

Aqui a empresa possui um programa de conscientização com maior nível de maturidade, que conta não apenas com processos, mas também com recursos e lideranças envolvidas. Trata-se de um programa com efeitos de longa duração, onde os ajustes em treinamentos são mínimos devido a uma estruturação bem consolidada.

Resultados e métricas

Por fim, um programa de conscientização atinge seu nível máximo de maturidade quando, além de proporcionar conhecimento aos colaboradores, instruí-los e engajá-los, é bem estruturado, necessita de poucas revisões e possui métricas para mensurar seus resultados. Esse é o tipo de programa considerado maduro, onde os investimentos da empresa possuem o retorno máximo, bem como a segurança em si pode ser considerada como uma prática dentro do ambiente corporativo.

Identificar seu grau de maturidade é o primeiro passo antes de redesenhar seu programa de conscientização. Lembre-se: mudar comportamentos e incluir novas culturas na realidade da empresa é algo que leva tempo, por isso, é sempre melhor partir do que se tem do que reinventar algo novo.

Você investe em segurança da informação na sua empresa? Sabe como implementar um programa de conscientização em segurança? A iBLISS pode ajudar sua empresa a adotar a postura de segurança ideal com o iBLISS CSA, um programa de conscientização completo que aborda diversos aspectos que podem afetar a segurança do seu negócio.

Como está a Segurança Digital da sua empresa?

Converse com nossos especialistas.