O setor industrial está enfrentando uma série de mudanças com a ascensão de tendências como Bring Your Own Device (BYOD) e a Internet das Coisas, que criaram uma série de novas pontos de entrada de dados que precisam ser protegidos. Ameaças como ciber-espionagem e outros novos riscos à propriedade intelectual também estão provocando importantes mudanças.

Os ataques com alvo a sistemas de controle industrial são uma grande preocupação da indústria. Boa parte desses sistemas está ligada a processos físicos críticos, cuja interrupção pode ser extremamente custosa. Diante disso, as empresas não podem arriscar nem o mínimo downtime.

Isso é mais dificultado pela presença de sistemas legados, um problema constante no setor, em que é possível encontrar controles que datam da era pré-internet. Esses sistemas já pouco seguros estão cada vez mais expostos às ameaças típicas de sistemas operacionais usados na TI corporativa, algo que antes costumava ficar fora da planta industrial.

Em um ambiente complexo como esse, a gestão de vulnerabilidades é extremamente difícil, pois cada risco parece ter um alto custo e a falta de estatísticas torna impossível o cálculo de probabilidade de um ataque acontecer. Ou seja, as estratégias geralmente usadas para medir a criticidade de vulnerabilidades no ambiente corporativo comum não funcionam em um ambiente industrial.

Como a iBLISS pode ajudar

A iBLISS, uma empresa de segurança estratégica formada com profissionais com mais de dez anos de experiência, conta com uma série de serviços e produtos para proteger os dados, garantir o máximo de disponibilidade aos sistemas de controle e, ao mesmo tempo, cumprir com todas as regras de padrões da industriais.

Com uma abordagem baseada no contexto do negócio, a metodologia da iBLISS de segurança no setor industrial é capaz de reduzir custos com a prevenção de incidentes e perdas devido aos ataques cibernéticos .

Segurança de controles industriais

O ambiente de segurança no setor industrial é marcado pela complexidade e pela presença de soluções legadas antigas. O serviço de diagnósticos de segurança da iBLISS é uma boa maneira de começar sua estratégia, avaliando o nível de segurança e de maturidade do seu ambiente com avaliações específicas para determinar vulnerabilidades e pontos de atenção para minimizar riscos para o negócio, como a interrupção de controles essenciais.

Por meio do MonSEC, a iBLISS oferece um serviço de monitoração do ambiente de maneira contínua, permitindo integrar múltiplas soluções de segurança em uma única plataforma e coletando dados de todos os ativos monitorados para gerar um fluxo constante de inteligência em segurança.

Geração de métricas de segurança

Por se tratar de um ambiente complexo com múltiplas plataformas de segurança e controles industriais já antigos, a gestão de vulnerabilidades pode ser um desafio da segurança no setor industrial, bem como a definição de métricas para classificar a criticidade de ameaças e justificar o investimento em segurança para os executivos.

A iBLISS oferece suporte para definição de um plano de métricas e indicadores de segurança, oferecendo a visibilidade necessária por meio do GAT, uma solução única desenvolvida no Brasil, que permite gerir indicadores de segurança de diversas ferramentas automatizadas, centralizando dados de múltiplas plataformas de segurança.

Compliance

A iBLISS oferece testes de invasão, testes gerenciados e diagnóstico de segurança para apontar vulnerabilidades e diferenças entre o que é praticado no ambiente e as melhores práticas do mercado para diversas aplicações, incluindo as utilizadas em empresas do setor industrial.

Com esses serviços, sua empresa pode avaliar a conformidade com regulamentações e políticas de segurança internas.

ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Saiba como podemos ajudá-lo a atender aos desafios do seu negócio a partir de uma visão de segurança