Estratégia em Segurança

Faça seu negócio se beneficiar do threat intelligence

AI Para remediar as ameaças, a segurança da informação tradicionalmente tem se focado no bloqueio e no combate às ameaças com ferramentas como firewalls, antivírus, proteção do endpoint, entre outras. Essas ferramentas, apesar de ainda serem essenciais, não são mais suficientes para conter os cibercriminosos, em especial os mais motivados, que já desenvolveram táticas para escapar das soluções de detecção.

Esses riscos podem ser remediados com threat intelligence operacional e estratégico. Quando falamos de threat intelligence, geralmente lemos sobre táticas e procedimentos e como eles se relacionam ao aspecto técnico da segurança. No entanto, mais importante que isso é discutir como essas táticas e procedimentos se relacionam aos riscos do negócio.

Muitas empresas erram ao proteger seus ativos sem entender quais são prioritários. Muitas não sabem o que é essencial para a continuidade do negócio, o que o torna rentável e o faz crescer.

A verdade é que cada produto ou serviço oferecido pela empresa depende de tecnologias que tornam seu sucesso possível. Por isso, tratar as ameaças como um simples problema da TI e não como um problema do negócio pode ter consequências sérias, incluindo riscos à capacidade do negócio de entregar o que promete.

Muitas organizações nem sabem se suas empresas estão bem protegidas contra as ciber-ameaças e, para trazer mais clareza a essa questão é preciso responder a algumas perguntas: Sua empresa está bem posicionada na perspectiva da cibersegurança? Se não, por que não?

Estar bem posicionado significa conhecer seus riscos e ter um nível aceitável de ações para mitigá-los. Não basta apenas saber quais são os riscos. É preciso entender em que grau essas ameaças podem impactar seu produto, serviço ou marca e o threat intelligence pode ajudar com essas informações.

Dados de atividades da rede, por exemplo, permitem que as empresas melhores suas capacidades de detecção e resposta a incidentes. Os dados operacionais e estratégicos são mais avançados e ajudam a medir os ciber riscos para guiar investimentos e decisões de gestão de riscos.

Independente do tipo de dado escolhido, o threat intelligence sempre pode ajudar as empresas a obterem melhores resultados de negócio e a manterem seus ativos mais seguros.