Gestão de vulnerabilidades

Saiba o que uma plataforma SOAR pode fazer pelo seu negócio

Negócios em todo o mundo estão tendo de lidar com o aumento contínuo das ameaças cibernéticas, que estão crescendo na medida em que a complexidade dos ambientes de TI dificulta a gestão de vulnerabilidades devido a uma superfície de ataque cada vez maior.

Infelizmente, as múltiplas soluções que as empresas adotam para proteger o ambiente não são suficientes para lidar com os desafios diários da gestão de segurança da informação, e a gestão de vulnerabilidades, processo essencial para proteger os ativos corporativos das principais ameaças, acaba ocupando mais tempo da equipe de TI e entregando menos retorno.

O grande número de soluções presente no ambiente de TI das empresas atuais, especialmente nas de grande porte, de certa maneira, complica o dia a dia dos profissionais de segurança ao criar múltiplas fontes de dados divergentes, que requerem uma ampla dedicação de tempo e de recursos para serem analisados de maneira conjunta. Ainda assim, todo esse trabalho acaba revelando apenas uma pequena porção do estado real da segurança da empresa.

Uma plataforma SOAR inclui uma série de recursos de gestão de segurança, análise e relatórios que utilizam dados legíveis de múltiplas fontes para oferecer relatórios, análises e funções de automatização de fluxos de trabalho para diversas equipes de segurança. Assim, a plataforma SOAR oferece a inteligência que as soluções pontuais, como SIEM, soluções de resposta a incidentes e escaneamento de vulnerabilidades, não oferecem.

Conheça alguns dos principais benefícios do SOAR para o seu negócio:

Análise de resultados de múltiplas tecnologias de segurança

Como são capazes de analisar dados de múltiplas tecnologias de segurança, as soluções de SOAR agilizam consideravelmente os processos de gestão de vulnerabilidades e resposta a incidentes, pois acabam eliminando boa parte do trabalho manual necessário para avaliar os resultados de análises de diversas soluções de múltiplos fornecedores.

Atualmente a gestão de vulnerabilidades ocupa cerca de 55% dos recursos da equipe de TI. Ao automatizar parte de seu trabalho manual, os gestores contam com uma maior disponibilidade da equipe para se atentar a outros processos críticos e mais estratégicos da área de segurança, além de garantir que processos básicos, como a gestão de patches, por exemplo, sejam executados com maior eficiência.

Com isso, além de obter um maior ROI da equipe de segurança da informação, a empresa previne com maior eficácia ameaças como o ransomware WannaCry.

Avalie sua postura de riscos usando dados de soluções dos sistemas de TI em contextos externos e de negócio

As atuais soluções de segurança não oferecem aos executivos os dados de que precisam para tomar decisões assertivas em relação à postura de riscos da empresa. Para isso, eles precisam da habilidade de classificar, priorizar recursos e aplicar modelos de cenário de acordo com a estratégia da empresa.

Uma plataforma SOAR pode fazer isso ao unir os resultados de múltiplas tecnologias, como vulnerabilidades, configurações e outros dados do estado das operações de segurança de TI, a informações do contexto dos negócios e do mercado.

Priorize atividades de operações de segurança

Com uma plataforma SOAR é possível formalizar processos e políticas de resposta a incidentes e correção de vulnerabilidades, permitindo a anexação de evidências para auxiliar em processos de remediação e investigação forense.

Além disso, os recursos de uma plataforma SOAR também incluem alertas automáticos em tempo real para permitir que as equipes de segurança possam corrigir vulnerabilidades de acordo com o nível de criticidade, reduzindo a superfície de ataque em menos tempo e reduzindo, também, o tempo médio necessário para remediar uma vulnerabilidade.

Atualmente, as empresas levam, em média, 103 dias para remediar uma vulnerabilidade. Por meio da conexão de múltiplas ferramentas, uma plataforma SOAR pode automatizar tarefas complexas, removendo uma boa dose do esforço manual para que o time possa focar em medidas mais proativas, melhorando continuamente a postura de riscos do negócio.

O GAT, da iBLISS, é a primeira plataforma SOAR do Brasil. O SOAR da iBLISS permite definir planos de ações com base na criticidade das falhas de segurança e dos ativos corporativos, e oferece aos executivos a agilidade necessária para tomar decisão sobre riscos e ações prioritárias por meio de dashboards que contam com indicadores de desempenho e segurança com base em contextos customizarias. Saiba mais sobra a plataforma SOAR GAT.