Ameaças

A importância dos testes de invasão para médias e pequenas empresas

Os ataques cibernéticos estão ficando cada vez mais sofisticados, e as médias e pequenas empresas não estão imunes a eles. De acordo com um estudo da Akamai, em 2022, 52% dos ataques cibernéticos foram direcionados a médias e pequenas empresas.

Por isso, os testes de invasão para pequenas e médias empresas são igualmente importantes para garantir um ambiente seguro, garantindo conhecimento dos diferentes perfis de ameaça que podem atrapalhar o negócio.

É essencial que as pequenas e médias empresas invistam em medidas preventivas para garantir uma infraestrutura resistente ao maior número de ameaças possível, e os testes fazem parte disso. Por meio dessa ferramenta, profissionais de segurança com alto nível de expertise executam ataques intencionais para identificar vulnerabilidades que podem ser exploradas por cibercriminosos.

Confira algumas razões por que os testes de invasão para pequenas e médias empresas são tão importantes quanto os testes para grandes empresas:

Pequenos e médios negócios são alvo dos cibercriminosos

Um estudo da Sophos mostrou que 60% das pequenas e médias empresas brasileiras foram vítimas de um ataque cibernético nos últimos 12 meses e outro estudo, da Check Point Software, indicou que as pequenas e micro empresas enfrentaram um crescimento de 41% em ciberataques, principalmente em relação a três tipos: o roubo de senhas corporativas, ataques via rede e a invasão da rede que explora o trabalho remoto.

Os pequenos negócios são vulneráveis por uma série de razões. A principal delas é que poucos contam com um budget de segurança. Geralmente porque tem pouca consciência dos riscos que correm, a maioria das pequenas e médias empresas se dedica pouco à Segurança da Informação e conta com funcionários pouco treinados na área.

Testes de invasão para médias e pequenas empresas custam menos que um ataque

Como tratam a Segurança da Informação como custo, a maioria dos pequenos negócios ignora, não apenas os testes de invasão, mas várias outras ferramentas de segurança. Isso pode ser catastrófico para a empresa, pois uma violação de dados séria pode gerar consequências que podem variar desde a perda de clientes até danos à reputação e perda na receita. É possível que alguns ataques nem sobrevivam a determinados ataques.

Testes de invasão para pequenas e médias empresas, assim como outras ferramentas de segurança, portanto, devem ser considerados na hora de pensar no investimento para garantir a continuidade do negócio. Além disso, é possível contar com empresas que oferecem modalidades flexíveis de testes que se adequem às necessidades e às possibilidades de cada empresa.

Aqui na IBLISS, oferecemos alternativas eficazes para empresas de todos os tamanhos.

Converse com os nossos especialistas e antecipe o planejamento do seu budget para 2024!