Back To Top

IBLISS Digital Security

#CINEIBLISS: FILMES QUE VOCÊ PRECISA ASSISTIR SOBRE SEGURANÇA DIGITAL

Além da paixão pela tecnologia e pelo mundo cibernético, filmes são uma paixão que compartilhamos aqui na IBLISS. Por isso, criamos uma linha do tempo com filmes que vão te fazer repensar e se informar ainda mais sobre Segurança Digital.

Desde a criação e desenvolvimento das primeiras películas (filmes), o cinema têm abordado diversos temas pertinentes à sociedade dialogando com a realidade e traduzindo os anseios comuns do ser humano. Com isso, muitas tramas carregam em seu enredo a tecnologia e o uso da internet, trazendo reflexões importantes para o nosso setor.

Nosso time de especialistas fez uma seleção dos filmes que retratam a Segurança nas telonas, para assim você ficar ainda mais craque no assunto 😉.

Segue o fio:

A Rede (1995)

Estrelado por outra atriz icônica do cinema norte-americano, Sandra Bullock, o filme alerta para uma constatação: aqueles que menos se preocupam com a segurança digital são os mais sujeitos a ataques e invasões.

No filme, Sandra Bullock vive uma analista de sistemas que têm seus dados do computador invadidos e apagados por um hacker.

Hackers – Piratas de Computador (1995)

Um adolescente com antecedentes criminais cibernéticos se depara com um novo desafio e une pródigos de computador contra um agente de segurança conhecido.

Piratas do Vale do Silício (1999)

Até o surgimento de Steve Jobs e Bill Gates, a informática era algo distante, que não fazia parte do universo das pessoas comuns. Os dois, ainda estudantes, lideraram uma revolução que integrou os computadores ao nosso dia a dia.

Caçada Virtual (2000)

Kevin Mitnick é possivelmente o melhor hacker que existe no mundo. Sempre procurando por mais informações confidenciais, tentando ganhar mais cyber-prêmios a cada dia, ele busca constantemente novas conquistas.

Firewall – Segurança em Risco (2006)

Jack Stanfield é um especialista em sistemas de segurança de bancos e construiu sua carreira desenvolvendo programas antirroubos computadorizados para instituições financeiras. Sabendo disso, um mestre do crime sequestra a família de Jack e, como resgate, exige que ele quebre um de seus próprios sistemas de segurança e roube 100 milhões de dólares.

O Quinto Poder (2013)

Ao fundar o polêmico site WikiLeaks, Julian Assange conta com o apoio do amigo Daniel Domscheit-Berg. O objetivo da página é fornecer uma plataforma para que denunciantes, anonimamente, exponham segredos do governo e crimes corporativos. Com o crescimento do site, a dupla logo passa a dar mais furos noticiosos do que a mídia convencional. O grau de influência aumenta, e a relação entre os dois amigos acaba bastante abalada.

Sujeito a termos e condições (2013)

O documentário investiga o acesso do governo e das grandes corporações aos dados de usuários da internet, por meio de bancos de dados disponibilizados assim que o indivíduo aceita um termo de uso.

O Jogo da Imitação (2014)

São tantos os motivos para assistir esse filme que ele precisava constar nesta lista. Por ser baseado em uma história real, ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial, a história revela a quebra de códigos nazistas e pode ser vista como uma aula de criptografia ao mostrar como Turing cria uma máquina – primeiro computador do mundo – capaz de desvendar os códigos secretos alemães, salvando milhares de vidas.

Who Am I – Nenhum Sistema É Seguro (2014)

Benjamin, um jovem gênio da informática é convidado para se integrar a um subversivo grupo de hackers que procura a atenção por todo o mundo.

Snowden – Herói ou Traidor (2016)

Inspirado em uma história real, o filme mostra quem é Edward Snowden, agente do serviço secreto americano que começou a vazar toda a ação e dados da inteligência norte-americana.

Hacker – Todo crime tem um início (2016)

Alex Danyliuk passa a ter problemas financeiros em sua família e busca no crime uma solução para a situação. Com a ajuda de Sye, um bandido que atua na internet, ele passa a roubar a identidade das pessoas e a realizar pequenos desvios de dinheiro. Suas ações logo chamam a atenção de Z, uma figura mascarada e ameaçadora, líder de uma organização conhecida como DarkWeb, um dos criminosos virtuais mais procurados pelo FBI.

Invasão de Privacidade (2016)

Mike Regan é um homem de negócios bem-sucedido que desenvolve uma inimizade com o jovem consultor de informática Ed após o funcionário agir de maneira inapropriada em sua mansão.

Millennium – A garota na teia de aranha (2018)

Graças às matérias escritas em uma revista, Lisbeth Salander ficou conhecida como uma anti-heroína, que ataca homens que agridem mulheres. Apesar da fama repentina, ela leva uma vida às escondidas. Um dia, Lisbeth é contratada para recuperar um programa de computador chamado Firefall, que dá ao usuário acesso a um imenso arsenal bélico. O programa foi criado para o governo dos Estados Unidos, mas agora eles querem deletá-lo por considerar perigoso demais. No entanto, Lisbeth consegue roubá-lo.

Anon (2018)

Em um mundo futuro em que não há crime por causa de um sistema de vigilância extrema, um detetive acaba encontrando uma mulher que descobriu uma falha no regime de não-privacidade e que ameaça toda a construção da sociedade.

O Inimigo ao Meu Redor (2019)

Um jovem hacker é perseguido por agentes governamentais e descobre que tem em mãos um arquivo ultrassecreto capaz de controlar a mente humana.

Privacidade Hackeada (2019)

O documentário Privacidade Hackeada discute o papel da empresa Cambridge Analytica no escândalo do vazamento de dados após eleição presidencial dos Estados Unidos em 2016.

Dark Web: Cicada 3301

A trama segue o hacker Connor, seu melhor amigo Avi e um astuto bibliotecário que se veem com problemas ao serem forçados a competir em um sofisticado jogo de recrutamento global de uma sociedade secreta da dark web.

Bônus

Se você ficou alucinado com essa lista de filmes, olha só esse bônus com 5 séries para você continuar mergulhando nessa onda:

Mr. Robot (2015) – Quatro temporadas

Elliot é um jovem programador que trabalha como engenheiro de segurança virtual durante o dia, e como hacker vigilante durante a noite. Elliot se vê em uma encruzilhada quando é recrutado para destruir a firma que ele é pago para proteger.

Don’t F**k with Cats: Uma Caçada Online (2019) – Uma temporada

A produção que parece falar de gatos, na verdade, acompanha a história da saga digital para encontrar um criminoso chamado Luka Magnotta – jovem que publicou vídeos torturando gatos e pessoas na internet.

Control Z (2020) – Duas temporadas

Um hacker começa a divulgar os segredos dos alunos para toda a escola. Sofia, uma jovem observadora e solitária, quer descobrir quem está por trás disso.

Clickbait (2021) – Oito temporadas

Nick Brewer é sequestrado e sua sobrevivência passa a depender de um sinistro jogo online.

Batalha Bilionária: O Caso Google Earth (2021) – Uma temporada

Um grupo de engenheiros de tecnologia entra em uma longa e árdua batalha judicial contra a Google. Eles afirmam que são os criadores da ideia que originou o Google Earth.

Depois de uma lista completa dessas, fica difícil não ter opção do que assistir na hora daquela pipoquinha em casa, hem?!

Para ficar por dentro de outras informações sobre Segurança da Informação e Privacidade e mais listas incríveis como essa, acompanhe a IBLISS em nossas redes sociais.

Escrito por: Gabriela Gullo | Comunicação & Marketing