Back To Top

IBLISS Digital Security

Tendências_2022_5g_LGPD

Tendências 2022 – 5G, Cloud, LGPD e mais ataques cibernéticos

Muito tem se falado sobre as tendências em cibersegurança para 2022 e aqui na IBLISS não é diferente.

Antes de mais nada, a pergunta que não quer calar: sendo os anos de 2020 e 2021 movimentadíssimos, quais as tendências e o que podemos esperar de 2022 para o setor de Segurança Digital?

Fizemos uma pesquisa intensa e conseguimos identificar os temas que serão destaques em 2022, acompanhe aqui:

Tendências 2022

Tecnologia 5G

A tecnologia 5G está prevista para as capitais brasileiras à partir de junho deste ano e promete revolucionar não só o mundo dos dispositivos móveis, como também a maneira de acessar conteúdos em tempo real e navegar na internet. 

Além disso, aumenta ainda mais a possibilidade do uso de soluções de Realidade Virtual e Realidade Aumentada pelas empresas, facilitando também a adoção de tecnologias corporativas, como Computação em Nuvem, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, entre outras.

Aumento de integrações

Internet mais rápida, avanços da Internet das Coisas (IoT) e outras tecnologias estão crescendo e, desta forma, o número de dispositivos capazes de fazer monitoramentos integrados aos sistemas de segurança de forma inteligente, trazendo mais eficiência nas operações também.

Cloud

Atualmente já estamos familiarizados com o uso da nuvem em coisas simples do nosso cotidiano, como por exemplo, armazenar aquelas fotos da viagem incrível feita ou até mesmo dos documentos importantes que temos.

Com investimentos cada vez mais altos para que a solução seja mais acessível e segura, uma das tendências, para 2022, é que as organizações abandonem o armazenamento local e comecem a migrar para a nuvem.

Tendências na Proteção de Dados

Neste ano, empresas que não estiverem em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) passarão a sofrer as punições previstas por lei. Isso coloca ainda mais em foco a privacidade dos dados sensíveis e todo o seu todo o processo de captação.

Aqui na IBLISS, possuímos o Programa de Risk e Compliance, que te auxilia na adequação e em todo o ciclo da evolução da maturidade, com foco em Privacidade, através de análises e implementação de procedimentos normativos.

Relevância da Cibersegurança

Segundo o Gartner, com o aumento dos ataques cibernéticos as empresas, estima-se que até 2025%, 40% os boards executivos terão um comitê dedicado a cibersegurança.

Disseminar a importância da cultura de segurança da informação e privacidade em sua organização é fundamental, não devendo ficar apenas no executivo. Com isso, adotar um Programa de Conscientização pode e vai te ajudar a sensibilizar e engajar as pessoas colaboradoras de sua empresa.

Ataques cibernéticos

Isso já não é mais novidade em nosso setor, mas virou uma realidade ainda mais catastrófica durante a pandemia da COVID-19. Apenas entre janeiro e junho de 2021 o Brasil sofreu mais de 16 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos (fonte: FortiGuard Labs).

Novos ataques surgem todos os dias, mas aqui listamos as possíveis maiores ameaças para este ano:

  • Comprometimento de DNS: Em 2021, ransomwares e phishings ganharam destaques, mas é a falsificação de DNS que mais tem preocupado. Pesquisas mostram que os ataques relacionados ao DNS estão crescendo: 72% das organizações pesquisadas sofreram um ataque de DNS em 2021 e um terço delas foi vítima de comprometimento de cache de DNS;
  • Ataques contra a cadeia de abastecimento: Com a mudança na maneira em que pessoas e empresas interagem, é muito provável que os ataques às cadeias de abastecimento de softwares continuem aumentando, já que permite a exploração de milhares de vítimas com uma única violação;
  • Ataques contra o sistema educacional: Uma das consequências da COVID-19 para o sistema educacional foi a troca de um mundo presencial para o online, e com isso, os ataques contra escolas e universidades aumentou muito, colocando o setor ainda mais em alerta;
  • Phishing com geolocalização: phishing são, hoje, a ameaça de segurança mais perigosa para o setor de TI. Com métodos cada vez mais avançados, desenvolvidos pelos cibercriminosos, este cenário tem piorado, já que agora, os cibercrimes são altamente localizados, mais personalizados e direcionados geograficamente. Portanto, empresas devem começar a adotar e investir em programas abrangentes de conscientização de segurança.

Por último…

Mantenha-se seguro em 2022!

O SECURITY ESSENTIAL 360° é um Programa de Segurança que oferece uma “fotografia” atual da maturidade em Segurança da Informação e Privacidade da sua organização, possibilitando a identificação de gaps existentes na estratégia para que você obtenha visibilidade de quais são os esforços necessários para adequação e desenvolvimento de uma estratégia personalizada, que alavanque suas iniciativas com maior eficácia e rapidez, viabilizando a inovação com visibilidade dos riscos.

Fale com nosso time!

Escrito por: Gabriela Gullo – Comunicação & Marketing