Segurança Digital

Conheça 5 filmes que mostram a importância da segurança digital

O cinema sempre traz reflexões importantes e obras que marcam época. A produção de conteúdo em cinema dialoga com a realidade e traduzir os anseios comuns do ser humano, servindo de ferramenta para aprendizagem, reflexão e conscientização.

A tecnologia já foi foco principal de muitas tramas, desde o surgimento da internet como a conhecemos hoje, na virada dos anos 1990. De lá para cá, alguns filmes marcaram época e trouxeram luz sobre uma discussão importante: os usos que fazemos da internet e como lidamos com a segurança digital na rede.

Abaixo, separamos uma lista com cinco dicas de filme que você precisa assistir – se for apaixonado por tecnologia e gostar de se informar sobre o assunto.

O cinema discutindo a segurança digital

De ficções científicas a filmes inspirados em fatos reais, o cinema já retratou, por algumas vezes, a relação entre homem e tecnologia. Confira nossa lista de filmes que enfocam a segurança digital.

Hackers (1995)

Estrelado por Angeline Jolie, atriz de filmes de Hollywood que foram sucesso de bilheteria nos anos 2000, o filme Hackers mostra a rotina de uma dupla que vai em busca de hackear servidores.

Hoje em dia, o filme se tornou um retrato arcaico daquilo que foi a ação dos cibercriminosos no início da internet, mas tem o mérito de nos fazer refletir sobre a evolução do cibercrime.

A Rede (1996)

Estrelado por outra atriz icônica do cinema norte-americano, Sandra Bullock, o filme a rede alerta para uma constatação: aqueles que menos se preocupam com a segurança digital são os mais sujeitos a ataques e invasões.

No filme, Sandra Bullock vive uma analista de sistemas que têm seus dados do computador invadidos e apagados por um hacker.

A Rede Social (2010)

O filme retrata o cotidiano de Mark Zuckerberg na criação do Facebook, aquela que ainda é a maior rede social do mundo, com mais de 50 milhões de usuários.

O longa mostra a visão empreendedora de Zuckerberg, ao conseguir identificar os anseios das pessoas em se conectar, mas também alerta para os riscos no tratamento e compartilhamento dos dados na rede.

O jogo da imitação (2014)

São tantos os motivos para assistir esse filme que ele precisava constar nesta lista. Para começar trata-se de uma produção primorosa – elenco, roteiro, fotografia, tudo enfim.

A atuação de Benedict Cumberbatch, no papel do protagonista Alan Turing também merece ser destacada, assim, como o fato de ser baseada em uma história real, ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial.

Além disso, a história da quebra de códigos nazistas pode ser vista como uma aula de criptografia ao mostrar como Turing cria uma máquina – primeiro computador do mundo – capaz de desvendar os códigos secretos alemães, salvando milhares de vidas. Imperdível!

Risk (2016)

O filme conta a história de como Julian Assange iniciou a criação do WikiLeaks, plataforma responsável por vazar centenas de documentos privados do governo dos Estados Unidos e de outros países.

O escandaloso vazamento de dados provocado pelo WikiLeaks reacendeu o debate sobre o tratamento e a governança de dados na internet. No último ano, Assange foi preso depois de passar 12 anos em exílio na embaixada do Equador, em Londres.

Bônus: mais 2 filmes para você curtir!

Para finalizar, confira nossas dicas extras.

Snowden: Herói ou Traidor? (2017)

Inspirado em uma história real, o filme mostra quem é Edward Snowden, agente do serviço secreto americano que começou a vazar toda a ação e dados da inteligência norte-americana – o ator Joseph Gordon-Levitt é uma atração à parte, com sua caracterização impecável, envolvendo até uma total mudança em sua voz!

Privacidade Hackeada (2019)

Plataformas de streaming, com serviço on-demand, mudaram a nossa forma de consumo audiovisual. Seja no cinema ou em casa, sempre há boas opções em cartaz.

O documentário Privacidade Hackeada é um exemplo disso. Produzido pela Netflix, ele discute o papel da empresa Cambridge Analytica no escândalo do vazamento de dados após eleição presidencial dos Estados Unidos em 2016.

Esperamos que esta lista de filmes que abordam a segurança digital colabore com sua diversão, mas também com suas reflexões sobre a segurança digital. Para ficar por dentro de outras informações sobre o assunto, acompanhe o Blog da IBLISS.