Conscientização Notícias IBLISS

Conscientização em segurança: o perigo das mídias sociais

A linha que divide a nossa vida profissional e pessoal é cada vez mais tênue. E as redes sociais, hoje muito utilizadas, podem ser eficientes ferramentas de trabalho. Mas também uma ameaça à segurança da informação e à sua marca. Por isso é tão importante contar com políticas e programas de conscientização em segurança.

As redes sociais agora estão na mira dos hackers. Segundo pesquisas, uma em cada tentativa de ataque phishing já é feita pelas redes. Além disso, a criação de perfis falsos costuma provocar sérios danos à marca. Pesquisa feita entre as 100 maiores empresas na lista da Fortune mostra que duas entre cada cinco contas no Facebook dessas empresas não são oficiais. O mesmo acontece com uma entre cinco contas no Twitter.

Na verdade, o sequestro de contas nas redes sociais já se tornou tão comum que já é possível identificar padrões – as principais metas são roubar dados do cliente, provocar danos à marca, manipular o mercado e espalhar scams.

E como as mídias sociais são acessadas fora do perímetro da rede, as ameaças podem se manifestar muito antes dos sistemas de segurança detectarem comportamentos maliciosos. Detectar e mitigar essas ameaças exige uma visão ampla desse novo cenário.

Em primeiro lugar, é preciso criar um programa de conscientização. Esse programa, deve contem um conjunto de políticas e processos para proteger a empresa. Após esse etapa, é preciso divulga-lo e fazer com que todas essas informações sejam passadas para os funcionários. E depois, é preciso monitorar a eficácia do programa de conscientização, garantindo que eles estão seguindo as políticas de segurança.

Também é necessário contar com pessoas que sejam responsáveis pelas contas corporativas, que devem ter senhas e sistemas de autenticação fortes. Quando for possível, tenha páginas e perfis verificados. Facebook e Twitter oferecem essa funcionalidade que informa às pessoas que as contas são autênticas.

Lembre-se: é importante a mudança de cultura e conscientizar os colaboradores continuamente é o segredo para obter sucesso.