Estratégia em Segurança

Empresas ainda têm dificuldade na gestão de riscos de fornecedores

Sua empresa tem levado a sério a gestão de riscos de fornecedores e parceiros? De acordo com o relatório Data Breach Investigations Report de 2015, da Verizon, estima-se que as empresas tenham perdido US$ 400 milhões devido a perda de 700 milhões de dados comprometidos.

Dados como esses fazem com que as empresas levem a segurança da informação mais a sério, no entanto, muitas se preocupam apenas em manter a “casa em ordem”, enquanto seus relacionamentos de negócio são deixados de lado, criando uma série de vulnerabilidades facilmente exploradas por cibercriminosos.

Entre os desafios enfrentados pelas empresas na gestão de riscos de fornecedores e parceiros estão as dificuldades para avaliar, entender e documentar os riscos e os custos de terceirizar serviços e a falta de estratégias para monitorar corretamente os riscos.

Existem diferentes maneiras de identificar e mitigar os riscos associados aos fornecedores. Primeiramente, é preciso ter um plano consistente. Quando o assunto é a gestão de riscos de fornecedores, não existe uma resposta que sirva para todas as empresas, porém, é possível começar fazendo algumas perguntas, como:

– Por que existem serviços sendo terceirizados na sua empresa?

– Qual é seu plano caso ocorra uma falha ou uma violação de segurança em uma empresa fornecedora ou parceira?

– Com que frequência os fornecedores são avaliados?

O planejamento deve produzir uma documentação sólida, incluindo relatórios detalhados, um mapa consistente dos relacionamentos com fornecedores e parceiros, risk assessments, relatórios de desempenho e auditorias.

Uma solução como a plataforma de Gestão Integrada de Risco e Conformidade GAT desenvolvida pela IBLISS, permite que as empresas façam esse planejamento de maneira mais fácil, pois centraliza em uma única plataforma todas as descobertas de múltiplas ferramentas de varredura automatizadas, permitindo importar também checklists de auditoria personalizados.

O GAT facilita a visão executiva do estado da segurança da corporação e dá mais agilidade à tomada de decisão sobre riscos e ações prioritárias, com dashboards que incluem indicadores de desempenho e segurança com base em contextos customizáveis, como processos de negócio, equipes e localidade.

Quer saber mais sobre como o GAT pode ajudar sua empresa? Entre em contato conosco e solicite uma demonstração da ferramenta!