Back To Top

IBLISS Digital Security

Prepare seus colaboradores e evite ataques de phishing
quote

Seja em tempos de home office ou não, os ataques de phishing sempre podem acontecer com quem trabalha frequentemente usando a internet.

Na rede corporativa ou navegando em casa, você já se deparou com e-mails de promoção, certo? Mas, preste atenção: muitos descontos alarmantes e outros benefícios podem conduzir você até um golpe – o tal do phishing.

Phishing vem do inglês fishing, que significa pescar. Nessa pescaria em âmbito cibernético, quem é fisgado cai em uma grande enrascada.

Jogando iscas, como promoções e outras condições atrativas ao consumidor, os cibercriminosos conseguem invadir sistemas e decodificar informações, o que pode gerar graves prejuízos aos ativos de uma empresa, por exemplo.

O que são ataques de phishing?

Os ataques de phishing são ameaças que podem se apresentar de diferentes formas – o aumento de pessoas trabalhando em sistema de home office vem aumentando o número desse ataque.

Às vezes chegam ao consumidor por meio de e-mails atrativos, alertas de desconto via SMS, anúncio em redes sociais ou até por telefone.

As mensagens, que parecem ser reais da forma como são expostas – seja pelo design atrativo ou por um texto bem elaborado -, têm o objetivo de enganar o usuário, fazê-lo acessar qualquer plataforma ou link suspeito para, daí sim, ter acesso ao seu banco de dados.

Quais as consequências e como evitá-los?

Neste cenário, a invasão passa despercebida e pode ocasionar outros problemas, como violação de dados sigilosos, senhas de cartão da empresa ou de colaboradores e até transações indevidas. Além das movimentações, o vazamento de dados também é uma consequência que não deve ser descartada.

Ao invadir sistemas, os cibercriminosos colocam em risco toda a segurança organizacional da empresa, podendo decodificar dados de colaboradores ou até expor os ativos da empresa na rede. Por isso, é sempre muito importante verificar se sua empresa está preparada para a gestão de segurança digital.

Além do prejuízo financeiro e estrutural, uma empresa que tem seus dados expostos, vítima de ataques de phishing, pode ter até a sua credibilidade frente ao mercado colocada à prova – se foi submetida ao ataque, como confiar?

Quer saber sobre os diferentes tipos de phishing? Sugerimos a leitura de Phishing: saiba o que é proteja sua empresa de ataques digitais, que detalha as características de cada iniciativa. Conheça e previna-se!

A tarefa de combater o phishing

Dara atenção a alguns detalhes é parte fundamental para criar uma maior consciência coletiva em prol da segurança digital. Desenvolver uma cultura ou mindset aplicado à importância da segurança cibernética pode ser a solução para evitar ameaças.

Abaixo vamos elencar alguns pontos que você deve prestar atenção para escapar de ameaças como os ataques de phishing.

  • Atenção ao nome do remetente. Na maior parte das vezes, os cibercriminosos usam nomes falsos. Desconfie de erros de português e ortografia;
  • Nunca clique de primeira! Procure sempre ler a mensagem até o fim e pense duas vezes antes de acessar a página;
  • Não forneça informações pessoais;
  • Evite responder ou abrir anexos de e-mails que vem sem assinatura e informações de contato – pode ser uma armadilha!

Especialmente em períodos onde as pessoas utilizam ainda mais a rede em busca de informações (caso da pandemia provocada pela Covid-19) ou em épocas de grandes compras, como a Black Friday ou datas importantes para o comércio, a atenção deve ser redobrada!

Para ajudar na conscientização dos colaboradores, a IBLISS tem uma frente de trabalho chamada Education. Trata-se de um programa que visa melhorar a segurança cibernética da sua empresa a partir de uma rotina de testes, desenvolvimento e aprimoramento da estrutura em rede.

Aqui, recorre-se até ao Disparo de Phishing para educar, demonstrar e alertar sobre os riscos desse tipo de ataque – saiba mais acessando nossos serviços de segurança de informação.

A segurança da informação, incluindo o phishing, deve ser preocupação e responsabilidade dos gestores e fazer parte da estratégia de negócios de toda empresa. Elaborar uma boa política de proteção digital, que envolva todos os colaboradores e mostre como acessos descuidados podem causar enormes prejuízos aos negócios, deve ser prioridade.

Precisa de ajuda nesse processo? Temos um time de prontidão para ajudar com esclarecimentos e diagnósticos. Clique Aqui e fale agora mesmo com nossos especialistas e prepare seus colaboradores, evitando problemas de proteção em seu ambiente!