Estratégia em Segurança

8 dicas para otimizar sua Gestão da Segurança da Informação

O crescente número de cyber ataques, combinado com a crescente complexidade das ameaças, tem forçado as empresas a investirem mais na gestão da segurança da informação.
Para muitas empresas em todo o mundo, a questão agora não é se a sua empresa vai ter algum incidente de segurança – mas sim quando isso pode acontecer 
Assim, é essencial criar uma estratégia e praticar uma gestão da segurança da informação abrangente para proteger as informações e os sistemas da sua organização.
Para isso, listamos a seguir oito importantes dicas de práticas e pontos de atenção que devem ser observados para manter a integridade das informações processadas por sua empresa.

Dicas para uma gestão da segurança da informação eficaz

Não há como negar que a segurança das informações é uma preocupação constante para a área de TI. Basta acompanhar os noticiários e portais para ver novos incidentes de segurança cibernética.
O mais curioso é que, mesmo com um aumento no número de ataques, muitas empresas seguem sem tomar medidas simples em sua gestão da segurança da informação. De fato, uma pesquisa com CISOs de grandes e médias empresas brasileiras apontou que 60% das empresas não seguem as estratégias desenvolvidas por seus próprios especialistas.
As dicas a seguir podem ajudar a otimizar ou implementar processos para fechar lacunas em sua rede e preparar sua empresa para qualquer eventualidade.

1) Conheça sua infraestrutura

Conhecer sua infraestrutura é o primeiro passo para melhorar a gestão da segurança da informação e encontrar o mix de soluções ideal para cada negóciio.
Empresas menores com dispositivos limitados podem contar com a vantagem de um gerenciamento de TI muito mais simples. Mas em organizações de médio e grande porte, é essencial identificar e detalhar seus recursos, para gerenciar tudo com maior eficiência.

2) Monitore 24/7

Monitore a rede de sua empresa e registrar digitalmente todas as ações e incidentes que ocorrem. Isso permite observar possíveis problemas de segurança de informações, identificar tendências subjacentes e evitar que problemas saiam do controle.
Em um mundo onde a informação é poder, o monitoramento fornece o conhecimento necessário para tomar decisões estratégicas e manter uma boa gestão da segurança da informação.

3) Feche lacunas

No cenário digital atual, a defesa é a maior forma de ataque. Depois que as anomalias forem identificadas, é vital que sua empresa tome providências para evitar que os problemas se tornem críticos.
Ação é sempre a palavra-chave para melhorias nestes processos. Terceirizar a gestão da segurança da informação pode trazer mais eficiência econômica e operacional, dispensando a formação de uma equipe interna – reconhecida por ser um recurso caro – e garantindo um poder de ação rápido e eficaz.

5) Verifique a conformidade

Com a conformidade sendo uma preocupação crescente para muitos setores, é vital que sua empresa mantenha-se sempre preparada para auditorias.
Mantenha registros de todas as alterações feitas e liste todos os problemas encontrados. Atenha-se às suas políticas e garanta que sua equipe saiba como obedecer cada item.

6) Promova avaliações regulares de segurança

Avaliações regulares de segurança de TI impedirão que falhas na sua infraestrutura passem despercebidas.
As avaliações de segurança devem ser vistas como um processo integral e contínuo em sua gestão da segurança das informações. Isso permitirá avaliações regulares da posição atual de sua empresa e uma reavaliação do que precisa mudar para melhorar os níveis de segurança das informações.

7) Proteja as informações do cliente

Não proteger seus próprios dados é um grande risco – mas isso aumenta ainda mais quando sua empresa não protege as informações de outras pessoas. Especialmente com a LGPD entrando em breve em vigor.
Certifique-se de ter a proteção por senha, as políticas de criptografia e as medidas de segurança física necessárias para manter as informações em sua posse seguras.

8) Crie barreiras contra vírus, malware e ransomware

Dentro de uma gestão da segurança da informação eficaz está um firewall, que irá percorrer um longo caminho para proteger sua rede contra ameaças globais de segurança da Internet. O antivírus também é um mecanismo importante de proteção e sua importância não pode ser enfatizada o suficiente.
Mas vale lembrar também de que seus funcionários também são importantes neste processo: estabeleça uma boa política de segurança, com práticas estabelecidas e protocolos de segurança que ajudem a proteger seu sistema e informações.
Uma gestão da segurança da informação abrangente inclui atividades de governança e gerenciamento que utilizam pessoas, processos e tecnologias para prevenir, detectar, responder e recuperar de incidentes.

A IBLISS pode ajudar a implementar ou otimizar sua gestão da segurança da informação. Clique e conheça nossas soluções!

Leave a comment