Conscientização

Descubra se seu programa de conscientização está funcionando

Grande parte dos ciber-ataques tem como porta de entrada os funcionários de uma empresa. Por isso, uma das ações fundamentais para a segurança da informação é a criação de um programa de conscientização que visa capacitar o funcionário para evitar danos aos dados da empresa.

A proteção de dados é um trabalho que deve ser feito em conjunto dentro do ambiente corporativo. Não apenas o departamento de TI, mas todos os colaboradores devem ser envolvidos em um programa de conscientização.

Além disso, esse tipo de treinamento não deve ser algo “pró-forma” e obrigatoriamente tem que ser revisto e trabalhado para que se torne cada vez mais efetivo. Algumas empresas cometem erros comuns na hora de implementar um programa de capacitação, tornando esse treinamento pouco funcional. Para saber se o seu programa de conscientização está ou não funcionando, acompanhe algumas dicas que separamos para você!

1. Os colaboradores da sua empresa conhecem as regras de segurança?

Para que um programa de conscientização sobre segurança da informação funcione é fundamental que os colaboradores saibam exatamente quais são as ações que colocam os dados da empresa em risco. Para que isso aconteça, é necessário que a empresa promova treinamentos constantes e disponibilize um manual com regras claras e acessíveis para que os funcionários possam consultá-lo sempre que tiverem dúvidas.

2. Os colaboradores se sentem estimulados em proteger os dados da empresa?

Uma teoria que vem ganhando espaço dentro das empresas e promovendo bons resultados é a gamificação. Por meio dela, os funcionários são estimulados a atingir um determinado objetivo, a partir de recompensas mínimas que ocorrem a cada ação que o aproxima de sua meta final. Visando aumento da produtividade, diminuição do desperdício de recursos, muitas empresas bonificam os funcionários que mais contribuem para os resultados. A teoria da gamificação também pode ser aplicada para a conscientização em segurança, tornando-a muito mais efetiva. Basta criar um programa com regras e ações que premiam funcionários que interagirem de forma correta com o sistema, estimulando-os a manter os dados da empresa seguros.

3. Os diferentes departamentos da empresa estão integrados com a segurança da informação?

É importante que o departamento de TI não seja o único responsável por zelar pela segurança da informação dentro da empresa. É necessário integrar os departamentos para que a política de segurança se torne algo concreto dentro da empresa. Uma boa sugestão é engajar o RH para que os treinamentos e informações sobre segurança veiculadas dentro da empresa tenham como enfoque a realidade do funcionário. Muitas vezes, o departamento de TI está preso a questões técnicas e, por isso, é fundamental que a política de segurança esteja adaptada ao dia a dia do funcionário, para que seja mais efetiva.

4. Os profissionais de TI estão próximos aos funcionários?

Com o desenvolvimento da tecnologia, a Shadow IT vem se tornando uma realidade dentro das empresas. Porém, os mecanismos de segurança não são intuitivos e óbvios como muitos dos softwares que aparentemente tornaram o trabalho de um departamento de TI praticamente desnecessário. É importante que as empresas invistam em profissionais capacitados que estejam próximos aos colaboradores e que possam orientá-los para evitar riscos ao sistema.

Você investe em segurança da informação na sua empresa? Saiba como a iBLISS pode ajudar sua empresa a implementar um programa de conscientização completo.