Segurança no E-Commerce

Segurança do eCommerce: centralize tudo com o GAT

Um e-commerce pode sofrer diferentes tipos de ataques com inúmeros impactos negativos. O roubo de dados financeiros de clientes, a queda do site e as fraudes são consequências que podem destruir a reputação de uma loja online, além de representar grandes perdas financeiras.

Se você investe neste tipo de negócio digital e aposta em segurança da informação sabe que para cada tipo de ataque, diferentes ferramentas de defesas são necessárias, como já comentamos aqui. E, justamente por essa característica, muitos empreendedores digitais acabam assumindo o risco de novos ataques, por desconhecerem as vulnerabilidades do próprio sistema e não saberem quais ferramentas de defesa aplicar.

Outro problema enfrentado pelos e-commerces é a operacionalização dos sistemas de defesa. Como muitas vezes as plataformas são distintas e a operação ocorre de forma manual, as falhas acabam surgindo e colocando toda loja virtual e os dados da empresa em risco.

A verdade é que, mais do que investir em ferramentas de segurança da informação para empresas, é preciso conhecer e monitorar as vulnerabilidades do seu sistema. Com isso, o empreendedor pode ter um plano de ação mais efetivo e contar com as ferramentas corretas seja para prevenir ou remediar os ataques. Para saber como fazer uma gestão de vulnerabilidades eficiente e blindar seu sistema, continue acompanhando nosso post!

Falhas da segurança e múltiplas plataformas

Quem atua com segurança de dados e precisa fazer o gerenciamento manual de múltiplas plataformas de segurança da informação, sabe que esse tipo de ação não é livre de falhas. Assim, contar com uma plataforma integrada permite que as diversas informações de segurança no e-commerce fiquem reunidas em uma plataforma só, reduzindo assim as ameaças e facilitando as análises.

Todos os e-commerces que operam com cartões de crédito devem atender a um Padrão de Segurança de Dados (DSS, na sigla em inglês) do Setor de Cartões de Pagamento (PCI, na sigla em inglês). Esse padrão foi desenvolvido para melhorar a segurança de dados de quem possui cartão de crédito, que são armazenados pelas empresas. Quem conta com uma plataforma integrada para a gestão de vulnerabilidades tem mais facilidade de cumprir com as exigências desse padrão, tais como a execução dos escaneamentos de vulnerabilidade e os testes de segurança.

Correr o risco dos ataques no caso dos e-commerces é uma pratica nada recomendada. Até porque, em termos financeiros, um ataque pode causar prejuízos ainda maiores do que o valor do investimento em uma plataforma integrada de gestão de vulnerabilidades.  Fazer uma correta gestão de riscos e investir em segurança da informação ainda é melhor maneira de ter segurança de dados e garantir que a credibilidade do seu negócio online seja alta.

Uma boa solução para reduzir riscos e vulnerabilidades e facilitar a gestão de múltiplas plataformas é o GAT, uma plataforma única desenvolvida no Brasil, que permite integrar informações de diversas plataformas de segurança em um só lugar, reunindo em um só lugar não apenas eventos de segurança, mas também análises e relatórios de compliance.

Com todos os dados centralizados, é possível criar planos de ação assertivos para solucionar vulnerabilidades e não conformidades, facilitando a gestão de múltiplas equipes no solucionamento das brechas e dando mais segurança ao negócio.

Você possui um e-commerce e tem dúvidas sobre segurança da informação? Já pensou em fazer uso de uma plataforma integrada para melhorar a gestão de vulnerabilidades do seu sistema? Saiba mais sobre a estratégia de proteção da iBLISS para varejo e e-commerce.