Estratégia em Segurança

Entenda a diferença entre teste de intrusão, análises de vulnerabilidades e auditorias

Você já ouviu falar sobre análises de vulnerabilidades e auditorias, mas o que realmente diferencia esses processos de segurança dos Testes de Intrusão – ou pentest? Preparamos um guia sobre Testes de Intrusão e explicamos quais as principais diferenças entre eles e as auditorias e gestão de vulnerabilidades nesse artigo.

As empresas de hoje enfrentam uma série de desafios em relação à segurança de dados. Um relatório anual de segurança cibernética do IBM Security de 2022 descobriu que o custo médio de um ataque cibernético foi de US$ 4,24 milhões. Para evitar isso, testes de intrusão são importantes ferramentas para validar a força da estratégia de segurança das organizações no mundo real.

Geralmente confundidos com análises de vulnerabilidades, os testes de intrusão diferem desses serviços por uma série de razões, especialmente porque exploram as falhas de segurança para provar vetores de ataques reais contra ativos de TI, dados, humanos e até segurança física.

Confira a seguir as principais razões do porquê as auditorias e a análise de vulnerabilidades não podem ser consideradas testes de intrusão:

Por que análises de vulnerabilidades não são testes de intrusão?

As análises de vulnerabilidades e os testes de intrusão são duas das avaliações de segurança cibernética mais importantes que uma organização pode fazer. No entanto, é importante entender que são diferentes.

Análises de vulnerabilidades são um processo de identificação de vulnerabilidades em sistemas, redes e aplicativos. Podem ser realizadas manualmente ou usando ferramentas automatizadas. As ferramentas automatizadas podem ser usadas para identificar vulnerabilidades conhecidas, mas não podem identificar vulnerabilidades novas ou desconhecidas.

Testes de intrusão são um processo de simulação de ataques cibernéticos para avaliar a eficácia dos controles de segurança de uma organização. São realizados por especialistas em segurança que usam suas habilidades e experiência para tentar explorar vulnerabilidades em sistemas, redes e aplicativos.

Assim, os testes de intrusão dão conta de um elemento que nem as tecnologias avançadas conseguem levar em consideração, que é a natureza única da mente humana, que pode ser criativa e agir com altos níveis de motivação e determinação.

Por que as auditorias não são testes de intrusão?

Um dos maiores equívocos ao conduzir auditorias como parte de um processo de certificação é achar que o processo equivale a uma avaliação de segurança efetiva. Uma auditoria não é um teste de intrusão, pois não passa de uma atividade de checklist designada para atender a uma série de itens regulatórios de compliance para garantir que a empresa está cumprindo os requisitos necessários em termos de tecnologia, processos internos e estruturas organizacionais. As auditorias nem incluem os mesmos estágios de um teste de intrusão.

As auditorias ajudam as organizações a identificar algumas lacunas de segurança nas áreas analisadas, no entanto, não testa a efetividade dos componentes. “Ticar” uma caixa pode até dizer que você tem um firewall, mas não é o mesmo que garantir que esse firewall esteja funcionando corretamente, esteja atualizado ou possa ser desativado com facilidade.

Por isso, uma empresa 100% adequada às exigências dos padrões da indústria e da legislação não estão necessariamente seguras, pois podem estar vulneráveis a uma série de ataques, especialmente os que contêm uma mente altamente motivada por trás.

Testes de intrusão não são commodities

Além de confundirem os testes de intrusão com análises de vulnerabilidades e auditorias, existe também o equívoco comum de considerar os pentests uma commodity, que pode ser oferecida por qualquer profissional. É claro que existem alguns aspectos do processo de testar as defesas que podem ser iguais independente do fornecedor, no entanto, existem várias especificidades que garantem um trabalho altamente personalizado de acordo com as necessidades do ambiente tecnológico de cada empresa.

Como envolvem a simulação de ataques reais para fortalecer a segurança da empresa, as habilidades da equipe responsável por aplicar os testes de invasão são grandes diferenciais de valor e efetividade. Diferente, por exemplo, de um antivírus, que analisa a rede sempre da mesma maneira, o trabalho de um analista de teste de intrusão é sempre diferente. Esse é o principal diferencial de um teste de intrusão em comparação com outros processos, como auditorias e análises de vulnerabilidades.

Mantenha sua empresa segura!

A Segurança da Informação e Privacidade é como uma eterna disputa entre criminosos e especialistas, mas que está em constante evolução, onde pessoas, tecnologias e boas práticas precisam andar de mãos dadas, para que a proteção dos dados e dos negócios esteja em foco total, afinal, reforçar a segurança cibernética é muito mais que uma tendência, é questão de necessidade e prioridade.

Aqui na IBLISS, contamos com o Programa de Teste de Intrusão que tem como objetivo identificar falhas de segurança em sistemas e redes corporativas. Fale com os nossos especialistas e saiba tudo sobre este programa.

Tão importante quanto saber quais ameaças podem impactar o seu negócio, é estar à frente delas!

#porumasociedademaissegura