Conscientização

Tire mais proveito dos treinamentos de Conscientização em Segurança

O mundo cibernético de hoje é muito mais inseguro do que já foi em outros tempos. Se por um lado a tecnologia revolucionou o dia a dia das empresas, por outro, ela também as transformou em alvos, já que informações e dados valiosos estão armazenados em softwares, hardwares e até na nuvem.

Uma pesquisa da IBM feita em 2021, com 2.200 executivos de todo o mundo, descobriu que os ataques cibernéticos custam às empresas, em média, US$ 3,6 milhões por ano. Os custos mais comuns incluem interrupções de negócios, custos de investigação e perda de dados.

Contar com ferramentas voltadas à segurança da informação é uma boa solução para remediar ataques, invasões ou malwares, além de evitar que os dados sejam violados por cibercriminosos. Porém, quando se trata de prevenir, é preciso investir em cultura da segurança e treinamentos, de Conscientização em Segurança possibilitando que funcionários e equipes saibam dos riscos que podem trazer aos dados e demais ativos da empresa.

Para que esses treinamentos tenham um excelente aproveitamento e gerem efeitos, no entanto, não basta criá-los. É fundamental desenvolver alguns aspectos da capacitação, aplicando técnicas e medindo resultados. Confira!

Relevância dos treinamentos de Conscientização 

Segundo uma pesquisa feita pelo Gartner, 95% das violações em nuvem ocorrem por conta de erros humanos e mesmo assim, ainda há muitos colaboradores que não compreendem a relevância de seus comportamentos para aumentar ou diminuir os riscos à segurança da informação. É preciso que os treinamentos de conscientização em segurança contem com a sensibilização do colaborador, mostrando que a Segurança da Informação e Privacidade faz parte do seu dia a dia.

Em outras palavras, os treinamentos precisam falar a língua que quem participa, precisam estar adequados ao dia a dia do funcionário.

No último relatório 2022 Verizon Data Breach Investigations, foi apontado que 60% das empresas que não fornecem treinamento de segurança para seus funcionários são vítimas de ataques cibernéticos.

Por isso, além de saber o que devem e o que não devem fazer, os funcionários também precisam ser sensibilizados para compreenderem seu papel dentro do contexto da Segurança da Informação, ou seja, é preciso que se sintam responsáveis por ela.

Divertimento nos treinamentos de Conscientização 

A gestão de riscos não é uma tarefa apenas da equipe de TI. Para que os funcionários possam se engajar com a questão, é preciso que haja não apenas a consciência sobre a segurança da informação como também a motivação para agir. E o maior estímulo para que isso aconteça, sem dúvida, é a diversão.

Um estudo da SANS Institute descobriu que funcionários que participaram de treinamentos em Conscientização de Segurança da Informação e Privacidade divertidos eram mais propensos a se lembrar das informações do treinamento do que funcionários que participaram de treinamentos considerados “chatos”. O estudo também descobriu que funcionários que participaram de treinamentos divertidos eram mais propensos a tomar medidas para proteger sua empresa contra-ataques cibernéticos. Outro estudo, realizado pela McAfee, descobriu que funcionários que participaram de treinamentos em conscientização de segurança digital divertidos eram menos propensos a cair em golpes de phishing.

Por isso, o uso da gameficação pode ser uma excelente alternativa. Tendo como base a teoria dos jogos, a gameficação promete recompensas àqueles que realizam boas práticas de acordo com os critérios estabelecidos previamente dentro de uma realidade criada. Quanto mais práticas que evitam riscos aos dados são realizadas pelos jogadores (ou funcionários), mais recompensas eles recebem, criando estímulos para que a segurança da informação faça parte do cotidiano e seja uma tarefa divertida.

Métricas

Ao elaborar um treinamento de Conscientização em Segurança da Informação e Privacidade, é preciso saber se ele produz resultados. Para fazer isso, é necessário estabelecer métricas que permitam medir o progresso ao longo da aplicação do treinamento. As métricas podem incluir fatores como a diminuição de incidentes de phishing, decréscimo de pedidos ao help desk relacionados com segurança, entre outros.

Gerenciamento

Um programa de treinamento eficaz pode ajudar a reduzir o risco de ataques cibernéticos e proteger os dados da empresa. Também pode ajudar a criar uma cultura de segurança na empresa, onde os funcionários estão comprometidos em proteger a organização contra ameaças. Por isso, o gerenciamento deve levar em consideração os ajustes necessários para que a Segurança da Informação e Privacidade seja algo natural no cotidiano. Algumas soluções como a virtualização, autenticação de dados e sistemas de compartilhamento fechados podem contribuir para que a segurança se torne algo comum sem comprometer a integridade de informações e dados sensíveis.

Essas são apenas algumas técnicas que podem ser aproveitadas para a criação dos treinamentos. Contar com o auxílio de uma empresa especializada na construção de um Programa de Conscientização em Segurança da Informação e Privacidade também pode ser uma ótima alternativa para melhoria dos treinamentos internos.

Mantenha sua empresa segura!

A Segurança da Informação e Privacidade é como uma eterna disputa entre criminosos e especialistas, mas que está em constante evolução, onde pessoas, tecnologias e boas práticas precisam andar de mãos dadas, para que a proteção dos dados e dos negócios esteja em foco total, afinal, reforçar a segurança cibernética é muito mais que uma tendência, é questão de necessidade e prioridade.

Aqui na IBLISS, contamos com o Programa de Conscientização & Cultura que vai ajudar a sensibilizar e engajar seus colaboradores quanto aos cuidados a se tomar no mundo online, criando uma base sólida para o desenvolvimento de uma cultura de Segurança da Informação dentro da organização.e saiba tudo sobre este programa.

Tão importante quanto saber quais ameaças podem impactar o seu negócio, é estar à frente delas!

#porumasociedademaissegura