Estratégia em Segurança

O novo papel do gestor de segurança

Foi-se o tempo em que o CSO (Chief Security Officer) cuidava das instalações físicas de organização, o acesso aos escritórios, contratação de guardas, instalações de câmeras… Na verdade, ele nem era um CSO, era mais como um chefe de guarda patrimonial. Mas quando a palavra ‘informação” foi incorporada ao cargo, tudo mudou de figura. Agora, o CISO (Chief Information Security Officer) cuida da segurança da informação e está preocupado com o roubo de identidade, ataques cibernéticos, privacidade, e muitas outras ameaças. O novo papel do gestor da segurança não tem mais a ver só com ativos físicos, mas também com a disponibilidade desses ativos.

O acesso ao prédio agora é remoto, toda a cadeia de produção e de distribuição está conectada, os funcionários migram de personas quando usam seus dispositivos móveis, ora acessando aplicações corporativas, ora acessando suas redes sociais.

O perímetro de segurança não pode ser mais controlado totalmente e o papel do gestor de segurança está evoluindo, abrangendo áreas sensíveis de vão desde a proteção de dados e gestão de riscos de fornecedores até a continuidade dos negócios e gerenciamento de conformidade.

Três áreas para avaliar os riscos

O novo papel do gestor de segurança no gerenciamento dos riscos prioriza objetivos estratégicos e ações táticas, envolvendo:

Pessoas – identifique e conquiste pessoas chave para apoiar o desenvolvimento e crescimento do departamento de segurança na organização. Os funcionários mais importantes devem receber treinamento em iniciativas de segurança e estarem aptos a implementar planos de comunicação. Além disso, todos os funcionários devem ser alvo de programas de conscientização e encorajados a identificar problemas relativos a segurança e fornecer feedback. O papel do gestor de segurança agora também inclui identificar parceiros e fornecedores que possam contribuir com os esforços internos de resposta ao novo cenário de ameaças.

Processos: priorize a implantação de testes gerenciados e diagnósticos de segurança para determinar o potencial impacto que as ameaças podem ter na sua organização. Combinando análises do nível de risco, gestão de crise e conformidade com políticas e procedimentos estabelecidos, o papel do gestor de segurança poderá incluir a identificação de iniciativas que levem a uma compreensão holística de todo o ecossistema de segurança.

Tecnologia: utilize soluções como a plataforma GAT e sistemas de segurança que ofereçam apoio aos tomadores de decisão sobre a melhor utilização das informações críticas e recursos.

O que o CISO precisa para assumir o papel do gestor de segurança

E como as organizações podem aproveitar todo o potencial de um CISO?

Em primeiro lugar, disponibilizando os recursos necessários para garantir a segurança e integridade de ativos e informações. CISOs geralmente precisam demonstrar continuamente o ROI dos investimentos em segurança. Restrições de recursos e de orçamento podem limitar a sua capacidade de contratar talentos na área de segurança e investir em inovadoras ferramentas.

Para exercer o novo papel do gestor de segurança, os CISOs também devem ter acesso a todas as informações que os ajudem a identificar os riscos, assim como autorização para se envolverem com pessoas em todos os níveis da organização e buscarem recursos externos que contribuam para reduzir o risco de incidentes de segurança.